Esquizofrenia e uso de maconha podem ter genes em comum

26/06/2014 15:16

Coisa de louco!

A maconha é a droga ilícita mais utilizada no mundo, e seu uso é maior entre as pessoas com esquizofrenia do que na população em geral. A esquizofrenia afeta aproximadamente 1 em cada 100 pessoas e as pessoas que usam maconha tem cerca de duas vezes mais chances de desenvolver o transtorno. Os sintomas mais comuns da esquizofrenia são delírios (ver coisas que não existem) e alucinações auditivas (ouvir vozes). Vários fatores podem tornar as pessoas mais propensas a desenvolver a doença. Diversos genes, cada um deles aumentando levemente o risco individual de desenvolver o transtorno, já foram identificados.

Baseado no DNA

O estudo avaliou 2082 indivíduos saudáveis dos quais 1011 já tinham usado maconha. O número de genes relacionados com a esquizofrenia que cada uma dessas pessoas carregavam foi contado. As pessoas geneticamente predispostas à esquizofrenia eram, em geral, as que usavam maconha, e a usavam em maior quantidade do que aqueles que não tinham os genes de risco. O estudo mostrou relação entre o uso de maconha e a esquizofrenia. Embora não se descarte a possibilidade do uso da maconha causar esquizofrenia em pessoas sem os genes de risco, ficou claro agora haver genes que parecem predispor certas pessoas tanto ao uso de maconha como de ter esquizofrenia.

Prevenção no berço

Este estudo trás importantes implicações na gestão pública da saúde. Conhecendo estas características genéticas na população, o trabalho de educação e suporte médico podem ser muito mais eficientes para os dois problemas de saúde. Publicado no jornal Molecular Psychiatry.

Tags: AlucinógenocanabisDependênciaDNAEsquizofreniamaconhamarijuana