História e Galeria de Fotos
Quando a Faculdade de Medicina do Estado de Santa Catarina foi integrada à Universidade Federal de Santa Catarina no final dos anos 60, a disciplina de Farmacologia era vinculada ao Departamento de Patologia. Embora com maior enfoque para o ensino de graduação, já existiam atividades de pesquisa realizadas especialmente pelos Professores Danilo Freire Duarte, João Harger e Ari Sell.
Com a visão de seus primeiros professores de que a disciplina viesse a se estruturar no futuro como um departamento, e aproveitando a fase de expansão dos quadros docentes da UFSC, vários professores foram contratados nas décadas de 70 e 80. Nesta época passaram a integrar o quadro docente os profs. Reinaldo Naoto Takahashi, João Batista Calixto, Rosa Maria Ribeiro-do-Valle Nicolau, Mauro Nicolau, Gina Struffaldi Moratto, Giles Alexander Rae, Thereza Christina Monteiro de Lima e Yara Santos Medeiros. Mais tarde o Prof. Mauro Nicolau passaria para o Departamento de Ciências Fisiológicas e de lá viria o Prof. Antonio de Pádua Carobrez.
As atividades de pesquisa foram crescendo, e o grupo passou a receber o apoio do CNPq e sua estruturação evoluiu substancialmente com auxílios da CEME e FINEP. Investindo na formação do quadro docente, até o final dos anos 80 praticamente todos eram doutores, e alguns tinham o pós-doutorado no exterior. Nos anos 90, outros professores doutores foram contratados e compõem o quadro atual. Em fevereiro de 1994 e janeiro de 1995, são contratados os professores Carlos Rogério Tonussi e Tadeu Lemos, respectivamente. E em janeiro de 1997, o Prof. Jamil Assreuy Filho é concursado e contratado depois de desenvolver importantes trabalhos nos Departamentos de Farmacologia das Universidades Estadual e Federal do Rio de Janeiro.
Devido a politica governamental do Brasil, as próximas contratações demorariam cerca de 10 anos para ocorrer, e em março de 2007, foram contratados mais dois professores, Leandro José Bertóglio e Rui Daniel Schroder Prediger. Momento em que a então Coordenadoria Especial de Farmacologia pode tornar-se finalmente Departamento, segundo o regimento da UFSC, por contabilizar o número mínimo de 15 docentes.
Para ter maior autonomia administrativa, a Disciplina de Farmacologia foi desmembrada do Departamento de Patologia do Centro de Ciências da Saúde e passou a constituir, em 1985, a Coordenadoria Especial de Farmacologia, vinculada ao Centro de Ciências Biológicas.
O prédio antigo que abrigava o Departamento, era localizado em área central residencial da cidade e tinha as instalações elétricas e hidráulicas no limite da capacidade. Finalmente em 2004, foi construído o novo prédio, graças ao apoio fundamental da CAPES e da UFSC. Dentro do campus Trindade da UFSC e contando com um privilegiado espaço para suas atividades de ensino e pesquisa, 1600 m2.
O Departamento tem papel destacado no CCB e na UFSC nas vertentes de ensino, pesquisa e extensão. Na Graduação, são ministradas aulas para vários cursos da área de saúde e biologia da UFSC, envolvendo cerca de 600 alunos por ano. Há disponibilidade de livros-texto para consulta e laboratório de informática onde são realizadas aulas de simulação e tutoriais. Desde 1996 as aulas práticas utilizando animais foram abolidas de nossas disciplinas. Todas as salas de aula são equipadas com recursos multimídia e acesso à internet. As atividades de pesquisa sempre receberam atenção muito grande do Departamento. Com a crescente autonomia didática, científica e financeira, foi criado o Programa de Mestrado em Farmacologia em 1991 e, posteriormente o de Doutorado em 1997. Hoje o Departamento de Farmacologia tem projeção nacional e internacional. Na Extensão, vários docentes do Departamento participam de atividades que vão desde Comitês em agências governamentais até atendimento em clínicas médicas abertas à comunidade.