Raios UV podem diminuir os níveis de ácido fólico em mulheres jovens
Vitamina dos nervos
Gestantes ou mulheres que estão tentando engravidar e estão tomando suplementos de ácido fólico podem estar em risco de reduzir os benefícios deste elemento por causa de exposição solar — adverte um novo estudo publicado no Jornal de Fotoquímica e Fotobiologia. O ácido fólico previne defeitos no desenvolvimento do tubo neural do embrião, tais como a espinha bífida. É recomendado que mulheres grávidas ou planejando engravidar tomem 500 microgramas dessa vitamina por dia.
UV demais, vitamina de menos
O estudo em 45 mulheres saudáveis, com idades entre 18 e 47 anos, realizado na Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália, mostrou que altas taxas de exposição solar causaram até 20 % de redução nos níveis de folato — abaixo do recomendado para mulheres grávidas. As mulheres que se expunham nos horários de maior intensidade de raios UV no dia — entre as 10h e as 15h — e com baixa proteção solar foram as que apresentaram os níveis mais baixos de ácido fólico. Elas estavam no limite inferior da normalidade. Esses resultados reforçam a necessidade de se acompanhar os níveis de folato antes e durante a gravidez, especialmente onde os hábitos de exposição prolongada ao sol são mais comuns.
É fácil obter
O ácido fólico é uma vitamina do Complexo B encontrada em alimentos como espinafre, frutas cítricas, legumes e grãos integrais, entre outros. O ácido fólico também é adicionado a muitos alimentos, como pães, farinhas e massas. Além de poder ser tomado em pílulas de suplementos vitamínicos.