Uma vacina contra o colesterol elevado promete ser mais eficaz que os medicamentos atuais

12/11/2015 17:05
 Muito faz mal

O corpo usa o colesterol para produzir vitamina D, cortisol, estrogênio e testosterona, entre outros hormônios, e até os sais biliares, que nos ajudam a digerir os alimentos. O colesterol-LDL é uma forma de transportar o colesterol e triglicerídeos através do sangue, para os tecidos. Porém, se há muito colesterol-LDL, ele pode se depósitar nas artérias e as obstruir, causando infartos no coração e derrames.

Milhões de pessoas no mundo têm níveis elevados de colesterol LDL. Dieta e exercício são a chave para manter o colesterol baixo na maioria dos casos, mas mesmo assim muitos realmente precisam tomar estatinas para baixar o colesterol. Apesar de muito eficazes, as estatinas podem causar alguns efeitos colaterais potencialmente graves, como dor e degeneração muscular, diabetes e perda cognitiva.

Testado em animais

A nova vacina pode ser uma alternativa às estatinas, por mirar em uma proteína que controla os níveis de colesterol no sangue.
Os investigadores testaram a vacina em camundongos e em um pequeno grupo de macacos, os quais mostraram redução dramática dos níveis de colesterol LDL.
A nova vacina parece até ser mais eficaz do que as estatinas, afirmou um dos autores do estudo, da Universidade do Novo México.

— As estatinas ainda são os medicamentos mais prescritos para o colesterol. Apesar de serem eficazes em muitas pessoas, têm efeitos colaterais e não funcionam para todos — disse o Dr. Alan Remaley, um dos autores do estudo. — Os resultados com a vacina foram impressionantes, e sugerem que poderá ser um poderoso tratamento para o colesterol elevado.

Solução revolucionária

No fígado, um receptor retira o LDL-colesterol da circulação. Acontece que a quantidade desses receptores é regulada por uma proteína chamada PCSK9.  A PCSK9 marca esses receptores para serem destruídos, mantendo assim seu número sob controle.  Sabe-se que mutações no gene que produz essa proteína, é responsável pela hipercolesterolemia familiar. Uma condição que leva a pessoa a ter altos níveis de colesterol no sangue, mesmo se só comer vegetais.

A pessoa produz muita PCSK9, logo terá menos receptores para LDL no fígado e, consequentemente, altos níveis de colesterol no sangue. Para essas pessoas não adianta fazer dieta, tem que usar medicamentos para baixar o colesterol. Esse estudo foi publicado da revista Vaccine, de 26 de outubro, (doi:10.1016/j.vaccine.2015.09.044)

A nova vacina, por se ligar nessa proteína, pode parar o seu funcionamento. Resultando em maior quantidade de receptores que retiram o LDL-colesterol do sangue.
Várias empresas farmacêuticas estão desenvolvendo tratamentos de colesterol elevados que visam a PCSK9 – por exemplo, o Alirocumab e o Evolocumab, que o FDA americano aprovou recentemente. Os resultados têm sido positivos, mas esses tratamentos, que são anticorpos monoclonais, são proibitivamente caros. Chegando a custar mais de US $ 10.000 por ano!

A nova vacina, por outro lado, parece ser ainda mais eficaz do que estes tratamentos baseados em anticorpos monoclonais, a uma fracção do seu custo. Os pesquisadores agora planejam expandir os seus estudos em macacos e encontrar parceiros comerciais para levar essa tecnologia adiante.

Tags: colesterolcoraçãoInfecçãoPrevençãovírus