Droga contra o diabetes aumenta a gordura óssea e risco de fratura

10/09/2015 16:21

Medicamento para o diabetes
Um novo estudo mostra a influência dramática de um medicamento para o diabetes na saúde dos ossos e o benefício do exercício, em camundongos. Dentro de nossos ossos existe gordura. O diabetes aumenta a quantidade dessa gordura da medula óssea. E agora um estudo da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, EUA, mostra como algumas drogas contra o diabetes aumentam substancialmente a gordura óssea e, assim, o risco de fraturas.
O estudo, publicado na revista Endocrinology, também mostra que o exercício pode diminuir o volume de gordura do osso causada por elevadas doses dessa droga, a rosiglitazona, que é vendida sob o nome de marca Avandia.

Ainda em uso

Estes medicamentos não são os mais usados no tratamento do diabetes tipo 2, mas alguns pacientes fazem uso deles. E sabemos que há outras drogas em desenvolvimento que têm o mesmo mecanismo de ação que rosiglitazona.

De acordo com o estudo, a rosiglitazona afeta a gordura do osso. Essencialmente, a rosiglitazona diminui a glicose do sangue para tratar o diabetes. Porém, essa glicose é então empacotada em gotículas de gordura, que pode ser armazenada na barriga e também no interior do osso.

A enorme quantidade de gordura óssea causada por rosiglitazona é impressionante. Porém, mais impressionante ainda foi o fato do exercício diminuir o volume de gordura óssea em cerca de 10 %. Como se os animais não tivessem tomado a droga.

O Avandia caiu em desuso cerca de uma década atrás por causa de efeitos adversos no coração. Os médicos ainda podem prescrever a droga, mas ela já não é tão popular como era antes. Um medicamento semelhante, a pioglitazona, também está disponível e provoca menos efeitos no coração.

Ossos fracos

Todos nós temos de gordura em nossos ossos. Porém quanto mais gordura óssea temos, menos osso de verdade teremos, o que aumenta o risco de fraturas.

Não se sabe ainda como o exercício diminui a gordura dos ossos. Talvez ele estimule a formação de células ósseas, ou talvez ele faça o corpo usar a gordura óssea como combustível. Seja qual for o caso, o exercício ajuda a saúde óssea.

Tags: diabetesobesidadeOssosPrevenção