Derrubando a pressão alta com uma combinação de óleo de coco e exercícios

12/02/2015 10:34

17216237O óleo de coco é um dos poucos alimentos que podem ser classificados como um superalimento. Sua combinação exclusiva de ácidos graxos podem ter efeitos positivos profundos na saúde, incluindo a perda de gordura, melhor o funcionamento do cérebro e muitos outros benefícios notáveis.

Os investigadores que trabalham no Centro de Biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba resolveram testar a hipótese de que uma combinação de ingestão diária de óleo de coco e treinamento físico poderia restaurar a sensibilidade do barorreflexo e reduzir o estresse oxidativo, resultando na redução da pressão arterial. Eles publicaram suas descobertas esta semana na revista Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism.

Regulando o motor

Os experimentos foram realizados em ratos que desenvolvem hipertensão espontaneamente. Tanto a adição de óleo de coco na alimentação como o exercício foram capazes de reduzir a pressão sanguínea. No entanto, apenas os dois juntos foram capazes de trazer a pressão de volta ao normal. Esse efeito pode ser explicado pela melhoria na função dos barorreceptores e pela redução da formação de radicais livres no sangue, coração e aorta, que danificam esses tecidos.

Os barorreceptores são sensores de pressão situados na artéria aorta. Se eles não estiverem funcionando direito, o cérebro recebe uma informação errada sobre a pressão arterial, fazendo parecer que ela está baixa demais. Em resposta, o coração é estimulado e os vasos sanguíneos são contraídos para que a pressão aumente, levando à hipertensão.

Reforço para o consumo

Além da redução da pressão, a dieta rica em óleo de coco também reduziu o ganho de peso dos animais. “Estes achados são muito importantes, pois o óleo de coco é atualmente considerado um superalimento e vem sendo consumido por atletas e a população em geral que buscam um estilo de vida saudável”, explicou o Dr. Valdir de Andrade Braga, coautor do estudo.

— A possibilidade de usar o óleo de coco como auxiliar no tratamento da hipertensão contribui para a longa lista de benefícios associados ao seu consumo. Nosso próximo passo é começar alguns ensaios clínicos, a fim de verificar se podemos reproduzir esses achados em pacientes humanos hipertensos —, conclui.

Carlos Rogério Tonussi
Tags: Côcohipertensãoobesidade