Medicamento contra o colesterol pode evitar a histerectomia em mulheres com tumor fibroide uterino

20/11/2014 08:56

Foto: Genaro Joner / Agencia RBSPesquisadores da Universidade do Texas publicaram estudo mostrando que a sinvastatina, um medicamento comum para baixar o colesterol, inibe o crescimento de tumores fibroides uterinos humanos. Esses miomas uterinos não cancerosos são o tipo mais comum de tumor no sistema reprodutor feminino, sendo responsável por metade das 600 mil histerectomias (retirada do útero) realizadas anualmente apenas nos EUA. No Brasil são cerca de 150 mil por ano.

As estatinas, tais como a sinvastatina, são comumente prescritas para baixar o colesterol no sangue. Esses fármacos trabalham impedindo as etapas iniciais da produção do colesterol. Porém, além dessa bem conhecida capacidade de baixar o colesterol, as estatinas também combatem certos tipos de tumores.

Por exemplo, já foi mostrado que as estatinas são capazes de combater cânceres de mama, ovário, próstata, cólon, leucemia e pulmão. O efeito mostrado agora sobre tumores fibroides uterinos é o mais novo da lista.

Muito além do colesterol

A causa exata desses tumores não é bem compreendida, pois há várias anormalidades genéticas, familiares e hormonais relacionadas com o seu desenvolvimento. O estudo investigou o impacto da sinvastatina sobre o crescimento celular do mioma no útero humano, revelando que a sinvastatina impede o crescimento de células do tumor fibroide uterino.

Os pesquisadores também estudaram a forma como o fármaco trabalha para suprimir esses tumores. A sinvastatina impede a ativação de mecanismos responsáveis pelo crescimento das células tumorais — em linguagem técnica, inibe a fosforilação da ERK. Além disso, a sinvastatina interrompe a progressão de células de tumor que já tenham começado a crescer e induz mecanismos de morte celular dependente de cálcio em células de tumores fibroides.

Sonho médico

No conjunto, esse estudo publicado online no Journal of Biological Chemistry, identificou uma nova forma pela qual a sinvastatina induz a morte de células do tumor fibroide uterino. Os resultados dele são muito importantes, pois as estatinas estão em uso clínico há anos, de forma que seu perfil de segurança é bem conhecido.

Ter um medicamento seguro para tratar estes tumores comuns é o sonho da comunidade médica e das mulheres. A equipe de investigação está atualmente estudando os efeitos das estatinas em modelos animais de tumores fibroides para aperfeiçoar a forma de entrega dessas drogas ao tumor.

Carlos Rogério Tonussi

Tags: CâncercolesterolEstatinasmamatumor