Atenção com os excessos de final de ano – o sobrepeso afeta o DNA

02/01/2017 18:46

Os quilos extras que você ganha durante os feriados não só aparecem em seus quadris, mas também afetará seu DNA. Este é o resultado de um grande estudo internacional do Centro Alemão para a Pesquisa do Diabetes, que agora foi publicado no jornal científico Nature. O estudo mostra que um índice de massa corporal (IMC) elevado leva a alterações epigenéticas em cerca de 200 locais diferentes do genoma – com efeitos sobre a expressão gênica.

Embora nossos genes não mudem ao longo do curso da vida, nosso estilo de vida pode influenciar diretamente o ambiente deles. Os cientistas falam aqui em epigenoma (do grego epi: sobre, fora de, ao redor), que se refere a tudo o que acontece com ou ao redor dos genes. Até agora não houve muita pesquisa sobre como o epigenoma é alterado como resultado de ser excesso de peso. Esta questão é particularmente relevante porque cerca de um bilhão e meio de pessoas em todo o mundo têm excesso de peso. E isso têm consequências adversas e levam ao diabetes e a doenças dos sistemas cardiovascular e metabólico.

[Maior estudo do mundo]

Por esta razão, os pesquisadores examinaram possíveis correlações entre o índice de massa corporal e as alterações epigenéticas. Usando tecnologia de ponta, a equipe realizou o maior estudo do mundo até agora sobre o assunto.
Os cientistas examinaram as amostras de sangue de mais de 10.000 mulheres e homens da Europa. Uma grande proporção destes eram habitantes de Londres de ascendência indiana, que de acordo com os autores estão em alto risco de obesidade e doenças metabólicas. Em uma primeira etapa com 5.387 amostras, a equipe de pesquisa identificou 207 locais do genoma (loci) que foram epigeneticamente alterados de forma dependente do IMC. Em seguida, testaram estes loci candidatos em amostras de sangue de mais 4.874 indivíduos e foram capazes de confirmar 187 destes. Outros estudos e observações de longo prazo também indicaram que as mudanças foram predominantemente uma consequência do excesso de peso – e não a causa.

[Genes inflamatórios]

Em particular, mudanças significativas foram encontradas na expressão de genes responsáveis pelo metabolismo lipídico e transporte de substrato, mas os loci de genes relacionados à inflamação também foram afetados. A partir dos dados, a equipe também foi capaz de identificar marcadores epigenéticos que poderiam prever o risco de diabetes tipo 2.

Esses resultados permitem novas ideias sobre quais vias de sinalização são influenciadas pela obesidade. Os cientistas esperam que isso leve a novas estratégias para prever e possivelmente prevenir a diabetes tipo 2 e outras consequências do excesso de peso. Agora os pesquisadores querem investigar em detalhes como essas mudanças no ambiente dos genes afetam a expressão deles.