Uso abusivo de loperamida (Imosec®) é perigoso para o coração

05/05/2016 18:16

O medicamento antidiarreico Imosec®, ou seu ingrediente genérico, a loperamida, é cada vez mais utilizado de forma abusiva por pessoas tentando se autotratar da dependência aos opioides, às vezes com resultados fatais. Dois estudos de caso mostrando o fenômeno foram publicados na semana passada na edição online do jornal científico Annals of Emergency Medicine.

A fácil obtenção da loperamida, baixo custo e inexistência de rejeição social, contribuem para seu potencial para o abuso. Pessoas buscando tanto o autotratamento para os sintomas da abstinência como o efeito de euforia estão usando doses muito altas de loperamida, o que as vezes tem consequências fatais. A loperamida é segura nas doses terapêuticas, mas é muito perigosa em doses altas.

Abuso crescente

O artigo descreve dois estudos de caso de pacientes com histórico de abuso de drogas que tentaram tratar suas dependências químicas, com doses maciças de loperamida. Os dois pacientes tiveram uma ¿overdose¿ e foram parar na emergência médica. Os pacientes foram tratados com ressuscitação cárdio-pulmonar, naloxona e outras medidas padrão de suporte médico avançado. Infelizmente, os dois pacientes morreram.

Postagens em redes sociais sobre o uso abusivo de loperamida cresceram 10 vezes entre 2010 e 2011. A maioria (70%) desses conteúdos colocados por usuários em relação a loperamida, discutem o uso da medicação para o autotratamento dos sintomas de abstinência à opioides. Usuários também citam usar a medicação por causa de seus efeitos euforizantes (25%). Apenas nos Estados Unidos, os centros de informações toxicológicas registraram aumento de sete vezes nas chamadas relacionadas ao uso abusivo deste medicamento, desde 2011 até 2015.

Substituto perigoso

Agentes de saúde devem estar cientes do aumento abusivo no uso de loperamida e dos seus efeitos tóxicos para o coração. Isso é mais um lembrete de que todos os medicamentos, incluindo aqueles vendidos sem receita médica, podem ser perigosos se não forem utilizados respeitando a indicação da bula. A loperamida é um medicamento opioide, da família da meperidina, que foi projetado para não penetrar no cérebro e, assim, não exercer os efeitos psíquicos comuns a essa classe de medicamentos. Seu uso terapêutico se baseia no alto poder de causar constipação (intestino preso), que logicamente é usado em situações de diarreia intensa ou crônica. Pessoas dependentes de drogas opioides como a morfina, oxicodona, metadona, heroína, etc., ao tentarem parar de usar essas substâncias sofrem com os sintomas da abstinência. Entre eles diarreia, dores pelo corpo, calor, coração acelerado, suor intenso, entre outros. A loperamida em doses bem maiores que as recomendadas, é utilizada para conter a diarreia e cólicas dolorosas do intestino.

Carlos Rogério Tonussi
Tags: abusoAnalgésicoConstipaçãoDependênciaopioide