Em caso de febre causada por vírus, dar Aspirina para crianças é perigoso!

14/01/2016 15:01

 

Até uns anos atrás, quando uma criança tinha febre, os pais iam logo dando melhoral® infantil, sem nenhuma cerimônia. Esse medicamento contém o ácido acetil salicílico, o mesmo que AAS ou aspirina. O que não se sabia antigamente, era que esse fármaco causa uma intoxicação muito grave em crianças que estejam com infecção viral. Essa condição recebeu o nome de síndrome de Reye. Isso não acontece facilmente, mas quando acontece é quase sempre fatal.

O que é o síndrome de Reye?

Quando a criança está com febre, pode ser devido a bactérias, como na infecção de garganta, de ouvido, etc. Ou pode ser por vírus, como nas gripes e resfriados, catapora, ou mesmo na dengue. O fígado de algumas crianças com infecção viral, começa a se destruir por causa de substâncias muito tóxicas que ele produz ao tentar metabolizar a aspirina.

Depois, estas substâncias tóxicas vão parar na corrente sanguínea e chegam ao cérebro. Lá começam a causar inchaço no cérebro, que pode danificá-lo seriamente. Os sintomas que a criança costuma apresentar começam com erupções na pele, vômitos, confusão e moleza no corpo. Depois disso, a criança começa a não mais responder aos chamados e não para mais em pé. Então vem o estado de coma e parada respiratória.

O que fazer?

Em primeiro lugar, nunca se deve dar AAS, melhoral ou aspirina para crianças com febre. Prefira a dipirona para isso. Mas se isto acontecer, aos primeiros sinais ela deve ser levada para a emergência médica e informar o que foi dado a criança. Com o suporte adequado, as vezes é possível recuperação.

Carlos Rogério Tonussi
Tags: AnalgésicoAspirinaCriançaDorfígadoInfecçãoInflamação