Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos de Florianópolis vai testar a Fosfoetanolamina em modelos de câncer em animais

03/12/2015 18:45

[No caminho certo]

Tudo acertado com o Ministério da Saúde, o Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIENP) de Florianópolis vai iniciar os testes com a Fosfoetanolamina. O CIENP tem laboratórios certificados internacionalmente para realizar os testes, que são necessários para mostrar a eficácia da substância. Nesta fase, serão usados ratos e camundongos especialmente criados para isso. São animais praticamente isento de germes. Esse procedimento é normal. Mesmo já havendo muitos trabalhos em animais, mostrando a capacidade da fosfoetanolamina em combater o câncer, esses estudos tem que ser repetidos em laboratórios especialmente certificados. O CIENP fica no norte da ilha, no Sapiens Park, e recebeu investimentos do Governo Federal e do Estado de Santa Catarina, para fazer pesquisa desse tipo.

[Debate na Assembleia]

E esse assunto continua mexendo tanto com as pessoas, que a presidente da Comissão de Saúde, deputada estadual Ana Paula Lima (PT), propôs o evento que tem presença confirmada do pesquisador Dr. Gilberto Orivaldo Chierice, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos e coordenador dos estudos sobre a droga. O debate público ocorrerá neste dia 10 de dezembro, às 9 horas, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. É uma grande oportunidade para a comunidade de cientistas, médicos e demais interessados, esclarecerem suas dúvidas a respeito da fosfoetanolamina, diretamente com o pai da substância.

[Passo a passo, bem andado]

Além do CIENP, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), de Fortaleza, ligado à Universidade Federal do Ceará; e o Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LassBio), ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro. vão participar desses estudos. O LassBio, vai produzir a fosfoetanolamina com todo o controle de pureza necessário para se fazerem os testes. Após essa fase de testes em animais, os testes em pessoas começarão. Estes testes clínicos deverão começar em 2017. Ao todo, o Ministério da Saúde já disponibilizou 10 milhões de reais para esses estudos.

[Mas para quê tantos testes?]

Você deve estar se perguntando para quê tantos testes se centenas de pessoas estão usando a substância, recebida por meio de ações judiciais, e várias ainda afirmam ter melhorado com ela. Acontece que toda substância que vai ser usada como medicamento, precisa ser cuidadosamente testada e aprovada em testes bem rigorosos de laboratório. Isso é assim, pois precisamos ter garantias de que não nos seja oferecido alguma coisa que pode fazer mal a saúde. Para isso, primeiro se fazem os testes em animais e, depois, em humanos. Isso geralmente demora muito, mas por causa da grande polêmica nacional gerada por esta substância, os testes com a fosfoetanolamina vão andar mais rápido.

Vamos acompanhar esse processo com cuidado e voltaremos a postar aqui na coluna tudo o que acontecer de novo.