Suco de cranberry pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas e fatores de risco de diabetes

09/07/2015 15:08

A vida em um suco

Um novo estudo publicado do The Journal of Nutrition revela que bebidas de baixa caloria contendo suco de cranberry pode ajudar a diminuir o risco de doenças crônicas que estão entre as principais causas de morte em todo o mundo, incluindo doenças cardíacas, diabetes e derrame.

A descoberta é uma boa notícia, considerando que a Organização Mundial de Saúde estima que esse trio de doenças mata anualmente 15,6 milhões de pessoas em todo o mundo. Estas doenças estão entre as mais comuns e dispendiosas para os sistemas de saúde, mas, felizmente, elas também estão entre as mais evitáveis através de intervenção dietética. Isso é o que a pesquisa conclui, mostrando que o cranberry fornece uma rica fonte de compostos protetores, chamados polifenóis, que reforçam as defesas naturais do nosso corpo.

O cranberry é uma frutinha natural da América do Norte e por isso mais conhecida pelo seu nome em inglês mesmo. Ela se parece com uma cereja.

O que descobriram

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) forneceu oito semanas de refeições controladas para 56 voluntários adultos saudáveis (média de 50 anos de idade). Um parte destes bebeu um copo (250 ml) de suco de cranberry de baixa caloria duas vezes por dia (500 ml no total).

Enquanto isso, outra parte recebeu uma bebida placebo com cor e sabor semelhantes. Os pesquisadores mediram a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue, lipídeos no sangue, assim como a proteína C-reativa, um marcador de inflamação. Os piores valores destes exames indicam um indivíduo com grande possibilidade de arranjar um diabetes, doenças cardíacas ou acidente vascular cerebral no futuro.

Os indivíduos que beberam dois copos de suco de cranberry por dia melhoraram em todas estas medidas. É uma alteração que pode significar um risco 10% menor para doenças cardíacas e até 15 % menor para derrames.

Fruta milagrosa ou fruto de propaganda

Os polifenóis são excelentes antioxidantes e isso ajuda a proteger os nossos corpos, mantendo longe um grande número de doenças. Parece que toda esta saúde está a apenas um copo de suco de cranberry de distância, não é? É verdade que entre as frutas comumente consumidas em nossa dieta, os cranberries possuem alguns dos mais altos níveis de polifenóis.

Mais do que em maçãs, amoras, uvas ou cerejas. Porém, nossa bem conhecida acerola tem pelo menos o dobro de conteúdo de polifenóis que o cranberry! Além disso, o cranberry não cresce aqui no Brasil, ele tem que vir dos EUA ou do Chile. Por isso não se engane, nossas frutinhas vermelhas brasileiras dão conta do recado.

Carlos Rogério Tonussi

Tags: aterosclerosediabeteshipertensãoIdosoPolifenóisPrevenção