Hipotensão postural: risco de acidentes, principalmente em idosos

14/05/2015 18:37

Riscos da hipotensão posturalHipotensão postural: risco de acidentes, principalmente em idosos Ricardo Duarte/Agencia RBS

Manter a pressão arterial sempre adequada para mandar sangue a todas as partes do corpo, não é uma tarefa simples, principalmente quando estamos de pé. Nesta posição a cabeça fica acima do coração, enquanto a maior parte do corpo fica abaixo.

Para enviar sangue para o cérebro, o coração precisa fazer mais força quando estamos em pé, do que se estivéssemos deitados. Além disso, as pernas e alguns órgãos na barriga funcionam como reservatórios de sangue e, quando ficamos de pé, eles tendem a “esconder” mais sangue ali, indo menos para o cérebro.

Para resolver estas dificuldades, quando saímos da posição deitado pela manhã e ficamos de pé, o coração aumenta um pouco a força do batimento e os vasos sanguíneos das pernas, e até algumas vísceras como o baço, se contraem.

Essa contração diminui o volume disponível para esconder o sangue e ele é mandado para o cérebro.

Tonturas e desmaio

Quem faz estes ajustes instantâneos é o sistema nervoso autônomo que, como o próprio nome diz, faz isso automaticamente. Se tudo estiver funcionando bem, nós nem percebemos a rápida queda de pressão que ocorre no cérebro quando levantamos.

Mas em certas situações esse ajuste não acontece rapidamente, então ocorre tontura e a visão escurece. A pessoa pode desmaiar e cair, sofrendo um traumatismo grave.

Esse fenômeno de queda de pressão quando levantamos tem o nome de hipotensão postural e é um risco sério principalmente para pessoas que estão tomando medicamentos para hipertensão, para angina, para arritmias do coração, alguns tipos de analgésicos opioides, ou mesmo remédios para a memória.

Vasodilatadores

Isso acontece porque esses medicamentos tem ação vasodilatadora, isto é, eles relaxam os vasos sanguíneos. Nesses casos, o sistema nervoso autônomo não consegue contrair os vasos rapidamente e, assim, não ocorre aquele ajuste instantâneo que precisa ocorrer para mandar mais sangue para o cérebro.

O cérebro fica um pouco de tempo sem sangue suficiente, e isso afeta a consciência e a visão.

 

Carlos Rogério Tonussi

Tags: hipertensãoIdosoVasodilatadores