Falta de zinco afeta o sistema imunológico, principalmente nos idosos

26/03/2015 00:00

17304545Ostra é remédio?

A deficiência de zinco pode desempenhar um papel em doenças crônicas, como artrites, doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, que envolvem a inflamação. Tais doenças muitas vezes aparecem em adultos mais velhos, que estão mais em risco de deficiência de zinco.
O zinco é um micronutriente essencial necessário para muitos processos biológicos, incluindo crescimento e desenvolvimento, função neurológica e imunidade. Pode ser encontrada naturalmente em alimentos ricos em proteínas, como carne e marisco, sendo que as ostras tem o mais alto teor de zinco. Cerca de 12% das pessoas nos EUA não consomem o zinco suficiente em suas dietas. Daqueles com 65 anos ou mais, perto de 40% não consomem o suficiente de zinco.

Os adultos mais velhos tendem a comer menos alimentos ricos em zinco e, além disso, seus corpos parecem não usar ou absorver bem o zinco, tornando-os altamente susceptíveis à deficiência de zinco. No Brasil esses índices são semelhantes.

Controle imunológico

Quando você tira o zinco, as células imunes parecem se ativar e respondem de forma diferente, o que faz com que promovam mais a inflamação. Os investigadores demonstraram que a redução de zinco causou ativação inadequada das células imunes de ratos e a desregulação da citocina IL-6, uma proteína que afeta a inflamação na célula.

Os pesquisadores também compararam os níveis de zinco em ratos vivos, jovens e velhos. Os ratinhos mais velhos tinham baixos níveis de zinco, o que correspondeu com o aumento da inflamação crônica e diminuição da metilação da IL-6. A diminuição da metilação da IL-6 também foi encontrado em células imunitárias humanas de pessoas idosas.

A metilação da IL-6 é um mecanismo que as células utilizam para controlar a expressão gênica dos sinais inflamatórios.

Equilíbrio alimentar

Os resultados foram publicados recentemente na revista Molecular Nutrition & Food Research. A ingestão diária recomendada de zinco para adultos é de 8 miligramas para mulheres e 11 miligramas para homens, independentemente da idade.

As orientações podem ter de ser ajustada para adultos mais velhos para garantir que eles estão recebendo o suficiente de zinco. Não há um bom teste clínico para determinar se as pessoas estão recebendo o suficiente de zinco, assim identificar a deficiência de zinco pode ser difícil.

Além disso, o corpo não tem muita capacidade de armazenamento de zinco, de modo que a ingestão regular é importante. Porém, ingerir muito zinco pode causar outros problemas, incluindo a interferir com outros minerais. O limite para a ingestão de zinco é de 40 miligramas por dia.

 

Carlos Rogério Tonussi