Fatores de crescimento achados no leite materno pode proteger contra a enterocolite necrosante

02/10/2014 00:07
16461045A enterocolite necrosante (ECN) é uma doença gastrointestinal devastadora que afeta cerca de 10% dos bebês prematuros, com uma taxa de mortalidade de 30%, e os leites em pó especiais tem sido identificados como um fator de risco para o ECN.
Um estudo publicado no Jornal Americano de Patologia descobriu que fatores de crescimento presentes no leite materno humano, mas não nas formulas especiais, pode explicar a proteção contra o dano intestinal. Além disso, suplementando a dieta de ratos recém-nascidos afetados por enterocolite necrosante, com esses fatores de crescimento, promoveu-se a sobrevivência do epitélio intestinal.
A ECN é uma doença altamente mórbida que pode levar a várias complicações, incluindo estenoses intestinais, síndrome do intestino curto, repetidas cirurgias e internações prolongadas.
Avanços no entendimento dos fatores de crescimento que mantêm o desenvolvimento saudável do intestino pode levar a novos métodos para tratar ou prevenir essa doença devastadora.

Protegendo os protetores

Fatores de crescimento solúveis encontrados no leite materno, tais como o fator de crescimento epidérmico (EGF) e fator de crescimento tipo EGF ligado à heparina (HB-EGF), são considerados como possíveis moléculas protetoras. Além disso, foi mostrado recentemente que outro fator, a neurorregulina 4 (NRG4), promove a sobrevivência de células epiteliais do intestino grosso de ratos.
Estes fatores são essenciais na formação dos embriões de vertebrados, incluindo o desenvolvimento cardíaco, e de células do sistema nervoso. Uma vez que não há um modelo experimental que reproduza a enterocolite em humanos, os pesquisadores realizaram experimentos em ratos de laboratório.
A enterocolite humana causa a perda das células de Paneth. Estas células são encontradas no fundo das glândulas do intestino delgado e apêndice. As células de Paneth protegem as células intestinais dos danos causados por bactérias, fungos e vírus, pois elas liberam substâncias que combatem e reduzem a quantidade de micro-organismos do intestino. Os investigadores mostraram que o NRG4 evitou a perda de células de Paneth no intestino de camundongos com ECN.Leite bom

Os cientistas desse trabalho analisaram o leite humano de seis doadoras anônimas, bem como fórmulas de leite artificiais, para ver se o NRG4 está presente normalmente no leite materno. A análise mostrou que todas as seis amostras de leite de peito tinham NRG4, enquanto este não foi detectado em amostras dos leites especiais industrializados.
Os autores também demonstraram que nos intestinos delgado de recém-nascidos humanos, incluindo amostras de crianças que têm ou tiveram recentemente ECN, existem locais para ligação do fator NRG4, reforçando a ideia de que este fator também tem um papel funcional em humanos.

Carlos Rogério Tonussi
Tags: amamentaçãoAntibióticoInfecçãoLeitePrevenção