Estatinas previnem esôfago de Barrett e câncer nesse órgão.

25/07/2014 08:59

esofago de barretAzia, sinal importante

O esôfago de Barrett é uma modificação do tecido de revestimento do esôfago devido à ação do ácido estomacal. Só dá para ver com endoscopia. Pessoas com flacidez da válvula cárdia — um anel muscular que evita que o conteúdo estomacal suba para a garganta — tem dificuldades para conter o ácido dentro do estômago. É isso que dá a sensação de azia e queimação na boca do estômago.

O problema afeta entre 1 e 2% da população em geral e é um sinal de alerta muito sério para o câncer de esôfago, pois aumenta o risco entre 10 e 55 vezes, comparado com a população normal.

Proteção colateral

Cerca de 1200 pacientes foram avaliados buscando associar os medicamentos utilizados por estes indivíduos e a presença ou não do esôfago de Barrett. Os achados indicam que existe uma forte associação entre o uso de estatinas e a prevenção do aparecimento desta lesão pré-carcinogênica em 43% dos indivíduos. Quando separados em grupos, o efeito foi especialmente significante entre os pacientes obesos (74% de redução), e nos pacientes que tinham sintomas frequentes de refluxo gastroesofágico (59% de redução). Os pacientes que usavam estatinas por 3 ou mais anos mostraram maior proteção.

Estudo limitado

As estatinas estão entre as drogas mais usadas para baixar o colesterol. Porém, esses resultados foram obtidos em um único centro médico, e não devem ser generalizados para uma população maior, até que se façam estudos multicêntricos. Isto é, que envolvam pacientes de várias regiões e países diferentes.

Tags: CâncerEstatinasEstômagoPrevenção