Glucosamina não previne o desgaste da cartilagem do joelho nem a dor da osteoartrite

13/03/2014 14:44

Em busca de alternativas
Com mais de 2 bilhões de dólares em vendas no mundo, o mercado está repleto de ofertas de suplementos contendo glucosamina, que prometem prevenir ou tratar problemas articulares. Pesquisas mostram que a glucosamina é o segundo produto natural mais comumente utilizado. Cerca de 15 milhões de brasileiros, cerca de 8% da população, são diagnosticados com osteoartrite — a forma mais comum de artrite e a principal causa de incapacitação no idoso. Devido à baixa eficácia dos tratamentos convencionais, ao receio de sofrer cirurgias ou mesmo ao comodismo, muitos pacientes tendem a buscar terapias alternativas para tratar a dor articular e a artrite. Só limonada é melhor!

Pesquisadores da Universidade do Arizona (EUA) testaram 201 pacientes com dores — de leves a moderadas — nos joelhos. Um grupo recebeu, durante 24 semanas, 1,5 g de glucosamina por dia, dissolvida em limonada. Outro grupo, o controle, recebeu apenas a limonada, sem glucosamina. O grupo controle teve maior índice de melhora das lesões na medula óssea do que o grupo de glucosamina — nos dois grupos a proporção de piora foi igual. Ou seja, o estudo mostrou que a glucosamina não tem efeito benéfico. Nem mesmo diminuiu a excreção de fragmentos do colágeno na urina — um indicador de destruição de cartilagem.

Atenção às evidências

Esse estudo foi publicado na conceituada revista Arthritis & Rheumatology, do Colégio Americano de Reumatologia, e indica que a glucosamina não diminui a dor ou melhora o desgaste ósseo, que é responsável pela dor nos pacientes com osteoartrite.

 

Carlos Rogério Tonussi
Tags: AnalgésicoDorglucosaminaInflamaçãoosteoartrite