Insulina intranasal melhora a função cognitiva de pacientes com diabetes tipo 2 | Pílulas de Saber – Hora

15/11/2013 09:44

Doce esquecimento!

Existe uma ligação entre o diabetes do tipo 2 e a demência. Pessoas mais velhas com diabetes tem mais chances de desenvolver também a demência vascular ou o Mal de Alzheimer. Se considerarmos que existem cerca de 45 milhões de diabéticos nos Estados Unidos (13,4 milhões no Brasil) e o idoso é o segmento da população que cresce mais rápido, podemos perceber como é sério este problema. Um estudo publicado no jornal Diabetes Care, mostra que uma única dose intranasal de insulina pode ajudar a melhorar as funções mentais de pacientes diabéticos.

Cheirando saúde

A chegada da insulina no cérebro é dificultada por uma barreira de proteção entre o sangue e este órgão. A administração intramuscular normal de insulina em diabéticos não garante que ela vai chegar em quantidade suficiente no cérebro. Também, não se pode administrar insulina em pessoas não-diabéticas, pois abaixaria muito o açúcar no sangue, e isso é perigoso. A administração intranasal entrega a insulina diretamente no cérebro em apenas alguns minutos, pulando a barreira sangue-cérebro. Este estudo mostrou que tanto pacientes saudáveis como os diabéticos apresentaram melhora de aprendizado e memória, e no fluxo sanguíneo cerebral, após terem recebido uma única aplicação de 40 unidades de insulina, por esta via.

Resultados inspiradores

Esta técnica parece ser segura e não é acompanhada da queda nos níveis de açúcar no sangue. Porém, estudos maiores e com maior duração devem ser realizados para se descobrir se estes benefícios podem ser duradouros e realmente prevenir o aparecimento precoce da demência nos diabéticos.

Tags: alzheimerdiabetesIdosoinsulinaMemória