Ibuprofeno pode não ser bom para tratar resfriados e garganta inflamada

09/11/2013 10:53

Febre de dúvidas

Dúvidas têm sido levantadas sobre o tratamento para resfriados e garganta inflamada, em uma pesquisa publicada no Jornal Britânico de Medicina. Estudo realizado pela Universidade de Southampton mostrou que comparado ao paracetamol, o ibuprofeno, ou uma combinação deste com o paracetamol, não tem nenhuma vantagem para os pacientes com infecções do trato respiratório e pode ainda piorá-la.

Turma do atchim

Este estudo recrutou 899 pacientes que se apresentaram com sintomas de infecção do trato respiratório. Eles receberam diferentes tipos de tratamento: paracetamol, ibuprofeno ou uma combinação dos dois. Os participantes foram instruídos a tomarem a medicação quando necessário, ou em intervalos regulares (4 vezes ao dia). O professor Paul Little, que conduziu o estudo, comenta: “o paracetamol, ibuprofeno ou uma combinação dos dois são os cursos de tratamento mais comuns para infecções do trato respiratório”. A pesquisa mostrou que entre 50 e 70% dos participantes do estudo que receberam ibuprofeno ou ibuprofeno com paracetamol, voltaram dentro de um mês com piora dos sintomas ou novos sintomas.

* Bom conselho — Esse resultado pode estar relacionado com o fato do ibuprofeno ser um anti-inflamatório e o paracetamol não. É possível que o fármaco esteja interferindo com alguma parte importante das defesas do organismo, dificultando o combate à infecção em algumas pessoas. “Embora tenhamos que ter cautela com estes resultados, no momento eu pessoalmente não aconselharia a maioria dos pacientes a usarem o ibuprofeno para o controle dos sintomas de gripes, resfriados e garganta inflamada”, disse o pesquisador.

 

Carlos Rogério Tonussi