Medicamentos jogados no ambiente podem afetar o crescimento de plantas

11/12/2014 17:43

17102521As drogas que lançamos no meio ambiente têm um impacto significativo sobre o crescimento das plantas, revela estudo. Os pesquisadores mostraram que o crescimento de plantas comestíveis pode ser afetado por alguns anti-inflamatórios, mesmo em concentrações muito baixas no meio ambiente.
De acordo com estudo publicado no Jornal de Ecotoxicologia e Segurança Ambiental, a pesquisa observou os efeitos dos anti-inflamatórios ácido tolfenâmico, ácido meclofenâmico, ácido mefenâmico, diclofenac, naproxeno e ibuprofeno, sobre o crescimento do alface e do rabanete. Essas drogas estão entre as mais utilizadas, com mais de 30 milhões de prescrições em todo o mundo a cada dia.

Há uma preocupação crescente sobre a presença de produtos farmacêuticos no ambiente, principalmente por causa dos efeitos em animais e pelo surgimento de resistência à antibióticos em bactérias.

Salada de medicamentos

Os medicamentos para uso humano percorrem o seu caminho para o solo através de inúmeras rotas, incluindo o uso de lodo de esgoto como fertilizante e de águas residuais para irrigação. Os sistemas de tratamento de resíduos são incapazes de remover esses compostos do nosso esgoto. Este estudo procurou uma série de mudanças em plantas comestíveis, avaliando fatores como o teor de água, raiz e comprimento da parte aérea, seu tamanho total e como elas estão fazendo a fotossíntese.

Cada droga estudada afeta as plantas de maneira muito específica. Por exemplo, as drogas da classe do ácido fenâmico (ácido mefenâmico, tolfenâmico, etc.) afetaram o crescimento de raízes do rabanete, enquanto o ibuprofeno teve uma influência significativa sobre o desenvolvimento inicial do alface.

Futuro comprometido

Os cientistas do Centro Europeu para o Meio Ambiente e Saúde Humana afirmam que as enormes quantidades de produtos farmacêuticos que usamos no dia a dia acabam no meio ambiente, no entanto, sabemos muito pouco sobre os seus efeitos sobre a flora e fauna.

Conforme a população envelhece e medicamentos genéricos se tornam facilmente disponíveis, o uso de fármacos aumentará dramaticamente nos próximos anos e é essencial que nós tomemos medidas para a redução do impacto ambiental. Neste estudo, não foi considerado o impacto na saúde humana, mas é preciso compreender também isso rapidamente, assim que testes e controles eficazes possam ser postos em prática.

 

Carlos Rogério Tonussi

Tags: AmbienteAnalgésicoanti-inflamatórioAntibiótico