Ginseng pode ajudar a prevenir e tratar gripes e resfriados causados pelo vírus influenza

24/04/2014 09:48

A má influenza

O influenza causa epidemias de gripe ao redor do mundo, resultando em cerca de 250 a 500 mil mortes por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse vírus pode se modificar e se espalhar rapidamente em novas epidemias, inclusive através de animais. O influenza H1N1, por exemplo, apareceu em criações de porcos (gripe suína) e se espalhou para o homem em mais de 74 países. Por causa dessas modificações as vacinas precisam ser atualizadas anualmente, porém nenhuma ainda protege contra a temida gripe aviária.

Antiviral natural

O ginseng é um fitoterápico que pode auxiliar no tratamento de gripes e resfriados causados pelo vírus influenza e pelo vírus sincicial respiratório (VSR), um vírus que infecta os pulmões e tratos respiratórios, de acordo com uma pesquisa recente publicada no Jornal Internacional de Medicina Molecular. Os pesquisadores mostraram que o extrato de ginseng aumentou a sobrevivência das células de pulmão humano infectadas pelos vírus influenza A e pelo VSR. Além disso, em camundongos tratados por via oral, o extrato de ginseng diminuiu a reação ao influenza e ainda foi capaz de diminuir a multiplicação do VSR.

Sabedoria milenar

O ginseng pode ajudar, mas NÃO substitui a vacinação! Essa planta, atenção para o nome científico, Panax ginseng, é utilizada na milenar medicina chinesa. Mas cuidado com produtos que contém o ginseng brasileiro – Pfaffia paniculata. É uma espécie totalmente diferente, da qual não se tem estudos suficientes que digam se pode substituir o ginseng chinês.

Carlos Rogério Tonussi
Tags: FitofármacoGinsenggripeInfecçãovírus