A nevralgia do nervo trigêmeo é tida como a pior dor que se possa sentir
Dor máxima
A nevralgia do trigêmeo (NT) é tida como a pior dor que se pode sentir. É mais comum em mulheres do que homens (3:2) e costuma surgir após os 60 anos. A dor se parece com choques ou facadas, é muito violenta e pode se manifestar na região do maxilar, subir pela face e ir até o couro cabeludo. Pode aparecer de vez em quando, mas com o tempo vai se tornando mais frequente e se repetir várias vezes num dia. Atos simples como o falar, beber, escovar os dentes, mastigar, tocar no rosto, mesmo um simples vento, desencadeiam essa dor. Ela surge de repente e pode durar de alguns segundos até dois minutos.
Analgésicos especiais
Geralmente, os pacientes não tem nenhum tipo de machucado que justifique essa dor. Para piorar, nem mesmo analgésicos como morfina funcionam. É que esses analgésicos só funcionam quando a dor é causada por uma lesão, como contusões, artrites, distensão muscular, etc. Mas na NT, a dor se origina em alguma parte do nervo trigêmeo, que é responsável pelas sensações na região da cabeça. É como um curto-circuito. Para tratar, a carbamazepina, uma droga para epilepsia, é a primeira escolha. Ela vai reduzir esse curto-circuito, acabando com eles em mais ou menos 40% dos casos.
Outras opções?
Para algumas pessoas a dose de carbamazepina pode ser muito alta e elas podem ter tonturas, visão borrada, dificuldade de raciocínio, ou alergias. Se não puder continuar usando o medicamento, existe a possibilidade de tratar cirurgicamente. O neurologista vai ajudar na melhor escolha.







