Dependência é o impulso que leva ao uso repetitivo de uma droga

09/08/2012 17:57

[FAC-SÍMILE DO ORIGINAL]

Equilíbrio emocional

Em nosso cérebro existem áreas responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar que são ativadas por coisas que nos fazem sentir bem como alimentos muito calóricos, vitória do time preferido, a pessoa amada, realizar um bom trabalho, etc. E tem áreas responsáveis pelas sensação de medo, angústia e ansiedade, que são ativadas por coisas como um cachorro bravo, sons de sirenes ou tiros, falar para uma plateia, vestibular, etc,etc. Numa vida saudável, nós vivemos diariamente os dois tipos de sensações de forma equilibrada.

Dependência

Algumas drogas são capazes de ativar estas áreas do bem-estar. O álcool causa uma leve sensação agradável e desinibidora. Drogas como a maconha, ópio, cocaína e anfetaminas vão causar sensações mais intensas. Dependência é o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma repetitiva para obter prazer, mas pode ser também para aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações físicas desagradáveis, etc. Os sinais da dependência aparecem quando o indivíduo tenta diminuir o uso da droga: é a síndrome de abstinência. Existe a dependência física e a psicológica. Na dependência física, como no caso do álcool por exemplo, a abstinência pode ocasionar tremor nas mãos, ânsia de vômitos, alucinações e até a morte. Já a dependência psicológica causa ansiedade, sensação de vazio, dificuldade de concentração, descontrole emocional, etc.

Drogas e remédios

Muitos medicamentos também podem causar dependência, como ansiolíticos, analgésicos narcóticos e emagrecedores. A dependência física pode ser tratada, mas o que costuma fazer a pessoa voltar a usar drogas é a dependência psicológica, que não pode ser resolvida de forma relativamente rápida e simples como a dependência física.