Crises de asma causadas por medicamentos

17/05/2012 15:24

[FAC-SÍMILE DO ORIGINAL]

Doenças pulmonares e medicamentos

Pessoas portadoras de algumas doenças respiratórias como a asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e bronquite, por exemplo, precisam tomar muito cuidado com o uso ocasional de alguns medicamentos. Por exemplo, o propranolol é um medicamento dos mais utilizados para o controle da hipertensão porque diminui os batimentos do coração, mas também tem efeito contra os sintomas da ansiedade aguda e, por causa disso, muita gente o utiliza quando tem de enfrentar alguma situação estressante como testes de habilitação para dirigir, entrevistas de trabalho, apresentação em público, exames escolares, etc. Este tipo de uso, costuma ser induzido por conhecidos que nada sabem sobre as consequências perigosas desse medicamento, se você tem doenças pulmonares.

Perigo de asfixia

O propranolol facilita a contração das vias respiratórias causada pela inflamação nos pulmões, pois impede a ação dilatadora que a adrenalina tem neste local, isto pode levar a uma crise respiratória grave. A pessoa não consegue respirar e pode morrer por asfixia. Os antigripais que contém aspirina, são outro exemplo importante. A aspirina impede a produção de uma substância chamada prostaglandina, que é dilatadora dessas passagens de ar dentro dos pulmões. Logo, também facilita a ocorrência de crises respiratórias no caso de inflamação pulmonar.

Paracetamol e asma

O risco de crise respiratória em pessoas que já tem asma também existe com o uso de outros tipos de anti-inflamatórios como o diclofenac, piroxicam, ibuprofeno, etc. Porém, estudos recentes sugerem que o uso do paracetamol em crianças pode ser responsável pelo surgimento de novos casos de asma.