Medicamentos que dão sono

10/05/2012 17:38

[FAC-SÍMILE DO ORIGINAL]

Relógio interno

Estar acordado ou dormindo depende de um relógio interno que temos em nosso cérebro. Esse relógio pode ser adiantado ou atrasado, pode meio do uso de drogas, mas todo mundo sabe que ele não pode ser enganado. Esse importante relógio interno funciona por meio de substâncias químicas como a histamina, acetilcolina e a noradrenalina. O problema aqui é que estas substâncias também vão ser usadas em outras partes do nosso corpo, controlando outras funções como resposta alérgica, pressão arterial, o humor e a memória, por exemplo.

O efeito sedativo

É importante saber que vários medicamentos que usamos corriqueiramente podem causar muito sono. Os antialérgicos impedem a histamina de agir no organismo, isso é bom para prevenir as crises alérgicas como espirros, nariz escorrendo e entupido, coceiras e até crise de asma. Mas vários deles vão atrapalhar o efeito da histamina no cérebro, causando sono e relaxamento muscular (efeito sedativo). Isso também pode acontecer quando o remédio atrapalha mais de uma substância no cérebro. Os antialérgicos mais antigos além de inibir a histamina, também inibem a acetilcolina. Alguns antidepressivos podem dar sono pelo mesmo motivo, inibindo a acetilcolina. Vários remédios para pressão alta causam sono porque penetram no cérebro e inibem a noradrenalina de lá.

Se tomar um sedativo não dirija

Esse efeito sedativo pode ser bom se queremos dormir, mas pode ser muito perigoso se temos que dirigir ou se estivermos bebendo, pois vai se somar ao efeito sedativo do álcool, e isso pode levar ao coma.