Medicamentos que abrem o apetite

22/03/2012 13:39

[FAC-SÍMILE DO ORIGINAL]

Medicamentos e o aumento de peso

Geralmente quando falamos em excesso de peso sempre se discute a questão da alimentação inadequada e/ou a falta de exercícios, porém pessoas que estão tomando certos medicamentos também podem sofrer com a balança. Isso é perigoso porque por causa disso muitas pessoas acabam abandonado seus tratamentos, que podem ser para problemas graves como o diabetes, a artrite reumatoide, ou mesmo a depressão e a dor.

Que medicamentos engordam?

Embora alguns antidepressivos e ansiolíticos específicos estejam sendo usados para emagrecer, como a sibutramina e a bupropiona. Vários medicamentos dessa classe, bem como os antipsicóticos, podem causar aumento de peso por vários motivos como aumentar a vontade de comer ou reduzir o gasto energético do corpo.
Fármacos para alergias e enxaquecas, como os anti-histamínicos e antisserotoninérgicos, também abrem o apetite. Inclusive alguns deles são comercializados para esse fim, como a ciproheptadina e a buclizina. Os corticoides como a cortisona, prednisona, betametasona, etc., são potentes anti-inflamatórios utilizados na artrite, psoríase, asma, entre outras coisas. Eles estimulam o acúmulo de gordura e retenção de água, mesmo sem necessariamente aumentar o apetite. Certas pílulas anticoncepcionais que contém estrógeno são as mais propensas à levar ao ganho de peso, quando comparadas às aquelas que contem progesterona (minipílula), porque o estrógeno, que é parecido com os corticoides, promove a retenção de água, e portanto, leva ao ganho de peso.

Atenção!

O problema do ganho de peso com medicamentos geralmente pode ser solucionado com ajuda do médico e nutricionistas. Não modifique seu tratamento ou tente receitas sem a supervisão destes profissionais.