Antibióticos e a flora intestinal

08/03/2012 18:06

[FAC-SÍMILE DO ORIGINAL]

Bactérias (1)

Recentemente tem aparecido nos jornais, notícias sobre uma superbactéria resistente aos antibióticos que estaria causando graves infecções em pacientes internados em hospitais. Um dos motivos pelos quais devemos ter muito cuidado ao usar antibióticos é o de não dar chance para as bactérias que estão nos causando uma infecção, ficarem mais resistentes. Por isso devemos apenas tomar antibióticos receitados pelo médico e na dose e dias recomendados. Mas, além de poder gerar bactérias mais resistentes, o uso inadequado dos antibióticos pode nos causar outros problemas sérios que normalmente não damos tanta importância. É a destruição do equilíbrio de microrganismos que povoam o nosso intestino. Nosso intestino está cheio de bactérias que são importantes para o bom funcionamento do trato digestivo. Muitos antibióticos que usamos destroem estas bactérias, mudando a população delas lá dentro.

Bactérias (2)

Uma das funções que estas nossas boas hóspedes fazem é impedir a instalação e crescimento de outros microrganismos mais perigosos que podem causar, por exemplo, uma séria diarreia com desidratação, ou a intoxicação do nosso corpo. Outra boa função delas é produzir algumas vitaminas importantes e ajudar na digestão dos alimentos.

Funções

Assim, quando tomamos antibióticos podemos comprometer seriamente estas boas funções que nossas inquilinas microscópicas nos prestam. Por isso, sempre é bom ingerirmos alimentos chamados recompositores de flora, como leite tipo yakult, iogurtes, queijos frescos, frutas e verduras frescas.