O álcool e os antibióticos
Combinação não recomendada
Muita gente fica chateada quando tem que tomar antibióticos porquê os médicos vão logo dizendo que não pode tomar bebidas alcoólicas junto, se não perde o efeito. Ai já sabe, o cidadão vai ficar pelo menos uma semana sem poder tomar uma cervejinha. Infelizmente, essa é a melhor conduta mesmo. Antibióticos são medicamentos especiais feitos para matar cada tipo de bactéria que estão querendo tomar conta do nosso corpo, e elas são duras de matar! Se tomamos o antibiótico errado ou tomamos da dose errada, as bactérias vão ficar mais fortes e ainda mais difíceis de matar. Por isso não podemos mudar a dose de antibióticos que o médico prescreveu, nem devemos comprar antibióticos sem orientação médica.
O Álcool e nosso fígado
Como já dissemos aqui nessa coluna, o fígado é um órgão importante para destruir as substâncias químicas estranhas que entram no corpo. O álcool modifica o funcionamento normal do nosso fígado, fazendo com que ele retire da circulação alguns antibióticos mais rapidamente, diminuindo o efeito destes sobre as bactérias.
Antibiótico
As bactérias estão ficando mais resistentes, porquê muitas pessoas tomam antibióticos errados, ou param de tomá-los logo que os sintomas desaparecem. Isso não pode acontecer. Procure sempre um posto de saúde antes de tomar qualquer antibiótico, e siga todo o tratamento corretamente.







