Medicamentos de venda livre e suplementos de ervas são causas mais comuns de lesão do fígado

05/03/2015 10:46

17261264A insuficiência hepática aguda induzida por drogas pode ser considerada rara, porém os medicamentos não controlados, bem como os suplementos alimentares e ervas — que são vendidos sem receita médica — são as suas causas mais comuns, de acordo com nova pesquisa da Escola de Medicina de Perelman na Universidade da Pensilvânia. Sem um transplante de fígado, as chances de morrer são maiores que 50%. Por causa disso, a lesão hepática induzida por drogas, ou hepatotoxicidade, é a segunda razão mais comum de medicamentos serem retirados do mercado, atrás apenas da toxicidade cardíaca. Os autores deste artigo calcularam que o risco de lesão hepática grave foi de 1,61 por milhão de pessoas por ano. Os resultados estão publicados na edição atual da Gastroenterology.

Drogas x suplementos

Apesar de casos amplamente divulgados de insuficiência hepática aguda induzida por drogas relacionadas ao paracetamol e outros medicamentos, não existiam, segundo os autores, estudos para avaliar especificamente a ocorrência de lesão hepática induzida por drogas na população em geral.Os pesquisadores analisaram dados de 5.484.224 pacientes, para avaliar o verdadeiro impacto da insuficiência hepática aguda nos EUA. Entre estes, foram identificados 62 com insuficiência hepática aguda, quase metade dos quais foram induzidos por drogas.
O paracetamol foi implicado em 56 por cento dos casos, os suplementos de ervas alimentares em 19%, antibióticos em 6% e medicamentos diversos, em 18%.

Educação farmacológica

Apesar da hepatotoxicidade ser a segunda causa mais comum de retirada da droga do mercado, a insuficiência hepática aguda, a forma mais grave de lesão hepática, causada por medicamentos que precisam de receita é rara, segundo esse estudo, provavelmente porque o uso indiscriminado pela população é dificultado. Na verdade, 75% dos casos agudos de insuficiência hepática resultantes do uso de medicação foram causados pelo uso de medicamentos vendidos sem receita, tais como o paracetamol ou suplementos de ervas.

O fácil acesso a diferentes medicamentos ou suplementos de ervas aumenta muito o risco de overdose acidental. Porém, mais importante que o controle, talvez seja o momento de pensarmos em uma educação farmacológica desde o ensino fundamental, para prepararmos os adultos que vão adquirir esses medicamentos.

Carlos Rogério Tonussi
Tags: fígadoFitofármacosuplementos