Nova razão para comer aveia: a saúde do coração
Os 11 cientistas mais especializados de todo o mundo nesta área apresentaram os dados mais recentes sobre os compostos poderosos encontrados na aveia em uma sessão científica na importante Conferência Anual da Sociedade Química Americana, realizada no início deste mês, em Dallas (EUA). Os diversos benefícios da aveia para a saúde foram enfatizados e também apresentadas novas evidências de que um tipo de composto fenólico chamado avenantramida (AVE) — encontrado apenas na aveia — possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, anticoceira e até anticâncer.
Mais do que fibras
Sabe-se que comer grãos integrais reduz o risco de doenças crônicas, incluindo as doenças cardiovasculares. A maioria dos benefícios têm sido atribuídos ao alto teor de fibras, vitaminas, minerais e seu conteúdo fitoquímico. A beta-glucana é uma fibra solúvel encontrada na aveia, que tem a capacidade de reduzir tanto o colesterol total quanto o mau colesterol (LDL). Mas, além disso, as AVEs podem diminuir a inflamação dos vasos sanguíneos causada pelo depósito de gordura nas artérias, diminuindo assim o desenvolvimento da aterosclerose.
Invista na alimentação
Um dos tipos de medicamentos mais utilizados hoje em dia para o controle do colesterol, as estatinas, apesar de eficientes e seguros, não estão isentos de causar efeitos colaterais sérios em alguns indivíduos. A aveia melhora o controle da glicose e do metabolismo das gorduras. Portanto, investir em uma dieta que inclua a aveia pode não só prevenir a doença cardiovascular, mas também reduzir a necessidade de medicamento para quem precisa.