Extrato de planta dá esperança para o tratamento de problemas motores em crianças

06/03/2014 15:00
O bebê flácido
A atrofia muscular espinhal (AME) é causada por uma alteração genética que leva à degeneração dos nervos motores localizados na medula espinhal. Também conhecida como síndrome do bebê flácido, a AME afeta 1 em cada 10 mil nascimentos — aproximadamente metade das crianças com a forma mais severa morre antes de completar dois anos de idade.

Uma grande novidade é que a quercetina, uma substância natural que já se sabe combater inflamação, câncer, infecções virais e aterosclerose, entre outras atividades, parece que também pode ajudar a prevenir os danos aos nervos associados à AME.

Ajuda das frutas

Pesquisadores da Universidade de Edinburgo, na Escócia, descobriram que o acúmulo de uma proteína chamada beta-catenina é responsável por alguns dos sintomas associados a esta doença. Os genes alterados afetam o processo de remoção desta proteína, então ela se acumula e causa problemas dentro das células. Testes com o peixe-zebra (paulistinha), moscas da banana e camundongos, que têm o mesmo mecanismo dentro de suas células, mostraram que a quercetina se liga à beta-catenina e protege as células nervosas. A quercetina, que é abundante em maçãs, cebolas, chás, brócolis e no vinho tinto, poderá ser uma opção de tratamento útil nos estágios iniciais da doença.

* Cura urgente! — A pesquisa foi publicada no dia 3 de março, no Jornal de Investigação Clínica. O pesquisador líder do estudo salienta que este é um importante passo que um dia pode melhorar a qualidade de vida desses bebês e de suas famílias. Hoje não há cura para esta doença, então novos tratamentos são urgentemente necessários.

Carlos Rogério Tonussi

Tags: Atrofia MuscularFitofármacoGene