Orégano pode prevenir a doença do vômito do inverno

13/02/2014 12:07
Tempero ou destempero

O norovírus é a principal causa de surtos de vômitos e diarreia ao redor do mundo, especialmente em creches, hospitais e escolas. A maioria das pessoas se recupera completamente dentro de poucos dias. Mas para aquelas com saúde precária ele pode ser muito perigoso. Cientistas mostraram que o carvacrol – a substância no orégano que dá à pizza o seu inconfundível cheiro e sabor aromáticos – é efetivo contra o norovírus, causando a quebra de seu envelope externo. A pesquisa foi publicada esta semana no Jornal de Microbiologia Aplicada.

Abridor de vírus

O carvacrol parece agir diretamente na cápsula viral – uma capa dura de proteínas que envolve o vírus – causando sua quebra. Isso daria a outro agente a oportunidade de entrar na parte interna no vírus e destruílo. Assim, se o carvacrol for usado como sanitizante no futuro, é provável que seja em conjunto com outros desinfetantes. E uma vez que ele tem ação mais lenta que muitos agentes, como o cloro, seria melhor empregado como parte de uma rotina de limpeza para promover uma ação residual duradoura

Não acaba em pizza

A boa notícia é que como o carvacrol age na parte externa do vírus, é pouco provável que o norovírus desenvolva resistência contra ele. Ele também é mais seguro, não corrosivo, e não produz nenhum vapor tóxico ou resíduos perigosos, como os desinfetantes tradicionais à base de cloro ou álcool. A má notícia é que comer muita pizza não previne a norovirose!

 

Carlos Rogério Tonussi

Tags: InfecçãoOréganovírusVômito