Mães que usam paracetamol na gravidez podem diminuir a fertilidade de suas filhas

28/01/2016 16:12

Pílulas de saber: Mães que usam paracetamol na gravidez podem diminuir a fertilidade de suas filhas Alex Proimos/Arquivo PessoalMãe rata

Testes em ratos encontraram que quando uma mãe recebeu paracetamol ou indometacina durante a gravidez, suas descendentes fêmeas tiveram menos óvulos, ovários menores e fetos menores do que aquelas mães que não foram expostas à droga.

Os filhotes machos também foram afetados ao nascimento — mostrando número menor de células que dão origem aos espermatozoides na vida adulta. Embora sua função reprodutiva recuperou-se aos níveis normais quando eles se tornaram adultos.

Esses achados são muito importantes devido às semelhanças entre os sistemas reprodutivos de ratos e humanos, contudo ainda é cedo para extrapolar diretamente esses resultados para mulheres grávidas. Por enquanto, o melhor é que as grávidas usem a menor dose possível desses analgésicos, e durante o menor tempo possível também.

Droga de herança

O paracetamol é um analgésico e antifebril encontrado em muitos medicamentos populares. A indometacina, pertence a mesma classe do ibuprofeno e da aspirina, porém tem seu uso muito mais restrito.

As ratas receberam os medicamentos ao longo de vários dias – quatro dias para a indometacina e nove dias para o paracetamol. Os efeitos das drogas foram observados dentro de 1 a 4 dias após o início dos tratamentos. Os cientistas disseram que por causa do ritmo mais lento de desenvolvimento dos fetos humanos, do que o dos ratos, é difícil dizer ainda se o mesmo pode ocorrer em humanos.

Além de afetar a geração imediata de uma mãe, o estudo mostrou que os analgésicos tomados na gravidez também afetaram as gerações subsequentes dos ratos. As netas da mãe que recebeu o analgésico também apresentaram ovários de tamanho menor e função reprodutiva alterada.

Mais cautela do que certezas

Os cientistas dizem que esses resultados sugerem que alguns analgésicos podem afetar o desenvolvimento das células que dão origem aos óvulos e aos espermatozoides — chamadas células germinativas — enquanto o feto está no útero.

O mecanismo pelo qual estas substâncias exerceram este efeito ainda não é claro. O paracetamol e a indometacina agem de forma bem diferente no organismo, embora os dois tenham efeito analgésico e antifebril. Nem mesmo é possível sugerir que outros analgésicos que tenham mecanismo de ação semelhante à indometacina, como a aspirina, o ibuprofeno, o diclofenaco, o naproxeno, etc., também causem esses problemas de fertilidade.

O maior problema deve ser com o paracetamol, pois este medicamento é adquirido sem receita e tem seu uso muito difundido pela propaganda, para tratar os sintomas de gripes e resfriados. A indometacina tem seu uso restrito para alguns casos de doenças reumáticas e certos tipos de dores de cabeça. Sendo assim, muito menos usada.

O estudo foi publicado no jornal Scientific Reports e foi financiado pelo Conselho de Pesquisas Médicas e pela Fundação Wellcome, ambos do Reino Unido.

Veja o artigo original no link.

Carlos Rogério Tonussi

Tags: AnalgésicoDorInflamaçãoParacetamol