Combinação de anticorpo com estatina resulta em maior redução do colesterol

16/05/2014 09:54

Colesterol resistente

As estatinas são hoje os medicamentos de maior uso para controlar o colesterol no sangue, pois além de mais eficientes, causam menos efeitos colaterais. Porém, muitos pacientes, mesmo recebendo doses elevadas de estatinas, não conseguem a redução recomendada do LDL-C (o colesterol ruim) no sangue, e precisam adicionar outros medicamentos ao tratamento, como ezetimiba, niacina ou fibratos. A grande novidade agora é que um estudo clínico mostrou que um biofármaco, o anticorpo evolocumab, em associação com estatinas, foi muito mais eficiente em reduzir o LDL-C.

 

Combinação milagrosa

O evolocumab é um anticorpo que ajuda o fígado a retirar o LDL-C da circulação. Esse estudo, chamado LAPLACE-2, envolveu 2067 pacientes, em 198 hospitais de 17 países. O evolocumab foi avaliado em pacientes tomando doses moderadas de uma estatina como a simvastatina (40 mg), a atorvastatina (10 mg) ou a rosuvastatina (5 mg). Bem como em pacientes sob tratamento pesado de atorvastatina (80 mg) ou rosuvastatina (40 mg). A eficácia do evolocumab foi comparada com uma associação comum nesses casos de colesterol resistente, que é a combinação de atorvastatina com ezetimiba (10 mg). O anticorpo causou redução surpreendente de até 75% nos níveis de colesterol ruim, enquanto na associação atorvastatina e ezetimiba foi de apenas 24%.

 

 

Resultados confiáveis

O evolocumab foi muito bem tolerado pelos pacientes. Este estudo é importante pois avaliou pacientes de vários grupos genéticos diferentes e sob tratamento com diferentes tipos de estatinas. Isso confere maior confiança nos resultados encontrados. Publicado em 14 de maio na revista JAMA.

Tags: anticorpoaterosclerosebiofármacocolesterolcoraçãoHDLLDL