Antidepressivos não causam prejuízos à amamentação

08/05/2014 18:15

Menos depressão…

É uma preocupação muito grande para as mães saber se elas podem continuar fazendo uso de medicações durante a gravidez e a amamentação, pois muitos fármacos podem ser altamente perigosos para o bebê em formação. Contudo, pesquisadores da Universidade de Adelaide, Austrália, observaram que mulheres tomando medicamento antidepressivo tem mais sucesso na amamentação de seus bebês, comparado com mulheres que pararam de tomar a medicação. Esses resultados foram apresentados no mês passado na 18ª Conferência Anual da Sociedade Perinatal da Austrália e Nova Zelândia, em Perth, Austrália.

…  mais amamentação

Os pesquisadores avaliaram os registros de 368 mulheres que estavam usando antidepressivos antes de ficarem grávidas. Dois terços destas mulheres (67%) haviam parado de tomar os antidepressivos ou no início da gravidez ou durante a amamentação. O um terço restante (33%) continuou tomando o fármaco, e entre essas mulheres observou-se muito mais sucesso em manter a amamentação pelo mínimo recomendado de 6 meses. Muitas foram até além disso. Por outro lado, entre aquelas mulheres que pararam de tomar a medicação, houve mais interrupções da amamentação antes do mínimo de 6 meses recomendados.

Leite seguro

A quantidade de medicamento antidepressivo que passa para o leite materno é muito pequena e os benefícios da amamentação continuada ultrapassam em muito qualquer possível risco que a medicação antidepressiva possa ter sobre o bebê. Na verdade, a amamentação tem benefícios imensos para a criança e para a mãe, ajudando inclusive a proteger contra a depressão pós-parto.

Tags: amamentaçãoDepressãoimunidade